sábado, 8 de agosto de 2015

Persuasão

Persuasão. Do verbo persuadir. De acordo com o dicionário "levar (alguém ou a si mesmo) a acreditar, a aceitar ou a decidir (sobre algo); convencer; levar (alguém) a mudar de atitude."
Persuadir alguém quase sempre leva a mudança. De uma atitude, de um pensamento, de uma vida. Pode-se sair de algum lugar ou alguma situação com poder de persuasão, pois às vezes é preciso que sejamos convencidos - por alguém ou por nós mesmos. 



Anne Elliot foi levada a acreditar que seu amado não era bom o suficiente para casar-se com ela. Aceitou esse fato como se fosse verdade, sofreu e guardou para si todo o sentimento que tinha em si. Durante o desenrolar da história percebeu que somente ela poderia decidir sobre o seu destino. Oito anos se passaram para que Anne pudesse enfim ver-se dona das suas vontades e decidir com quem relacionar-se, levando em conta valores importantes para ela, e não para a sociedade na qual vivia. 



"Sentia que podia confiar muito mais na sinceridade
daqueles que às vezes faziam ou diziam algo de maneira impensada
e abrupta do que naqueles cuja mente fosse impassível,
que jamais pronunciavam uma palavra fora do lugar." 

Incrível como as minhas leituras geralmente andam em sintonia com a minha vida. E agora, qual será a próxima personagem de Jane Austen que irá me encantar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário